Esta semana, Luisa, minha filha caçula me perguntou: “papai, o que é Moral da história?” Ela havia visto isso num programa de TV e não havia compreendido. Lhe expliquei que era você tirar uma lição, ou aprender um princípio, através de uma história, acontecimento ou incidente. Lhe dei alguns exemplos, mas ela não ficou muito satisfeita e comentou: “então algumas pessoas não aprendem a moral da história, porque continuam fazendo as mesmas coisas erradas”. É claro que ela se referia ao seu programa de TV, mas seu comentário me fez pensar além. Será que nós paramos para avaliar a moral das nossas histórias? Quais são os princípios que podemos aprender com nossos erros e acertos? O que podemos repetir e o que devemos evitar?
Eu sei que essa avaliação não é natural. Gostamos de celebrar os sucessos, mas ninguém gosta de falar sobre o que deu errado. É mais fácil seguir em frente e não tocar mais no assunto.
Por outro lado, se fizermos esta avaliação, nos tornaremos mais sábios e nossas decisões serão cada vez mais acertadas e bem sucedidas. E se nesse processo você perceber áreas em que não consegue agir de maneira diferente, procure ajuda. Fale com um amigo, um irmão ou um mentor. Você não é prisioneiro das suas limitações. Você tem o potencial para superá-las e crescer. Comece essa caminhada, aprendendo a moral das suas histórias.

Adquira meu livro Superação através do site http://www.elytorresin.com.br/superacao/