Um ouvinte me fez a seguinte pergunta: “Ely, acabei de assumir a gerência de uma equipe que não fui eu quem montou. Como posso ganhar a confiança destas pessoas?”
Bem, assumir uma equipe alheia é sempre algo complicado. As pessoas têm suas próprias culturas e os grupos também. No começo você será visto como alguém “de fora”, mas isso pode mudar com algumas atitudes. Eu vou listar 4 delas:

1. Cumpra suas promessas. Seja algo simples como chegar no horário ou cumprir com as políticas estabelecidas, faça o que você se comprometeu. No caso de atrasos, avise antes e apresente uma justificativa. Permita que as pessoas saibam que podem contar com você e sua palavra tem valor.

2. Seja honesto. Fale a verdade sempre. Fuja da tentação de arredondar os números, de dramatizar ou minimizar situações ou até de ocultar dados desfavoráveis. Por mais que doa no momento, a verdade produzirá segurança e confiança.

3. Seja transparente. Reconheça suas dificuldades e desafios. Se necessário, peça ajuda. Lembre-se de ser grato pela ajuda recebida, mesmo nas pequenas coisas. Mostre que você é humano.

4. Seja generoso. Dê sem esperar algo em troca. Seu tempo, energia ou recursos. Invista nas pessoas e permita que elas saibam que têm o seu apoio.

Enfim, eu creio que há muito mais que você pode fazer, mas começando com estes 4 pontos, eu tenho certeza que, em pouco tempo, as pessoas da sua equipe estarão não apenas confiando em você mas também te seguindo e até te admirando.

Adquira meu livro Superação através do site http://www.elytorresin.com.br/superacao/