Muitas pessoas confundem eficiência com eficácia, mas são duas coisas diferentes. Eficiência é fazer algo da maneira correta. Eficácia, é fazer o correto. Aquilo que precisa ser feito, corretamente.

Vou tentar explicar. Há muitas pessoas eficientes que fazem tudo o que precisam ou que são instruídas a fazer, mas acabam gastando todo o seu tempo nessas tarefas. O eficaz planeja o que precisa ser feito e como deve ser feito, e, assim, usa o seu tempo de forma estratégica, poupando energia e esforço e ampliando seus resultados.

Líderes precisam ser eficazes. Não basta você estar ocupado ou correr o tempo todo, você tem de correr atrás das coisas certas. Se você gasta o seu tempo em questões básicas ou operacionais que poderia delegar, você não está sendo eficaz. Apenas eficiente.

Para melhorar nessa área, comece distinguindo entre o que é importante e não importante. A tudo o que for importante, dê sua atenção pessoal, mas ao que não for tão importante, delegue, terceirize ou, até mesmo, abandone. Gaste tempo no que é estratégico.

Sempre haverá muitas atividades que demandarão sua atenção e dedicação. Aprenda a escolher quais realmente a merecem. Assim, você utilizará o seu tempo de maneira estratégica, será eficaz e maximizará o resultado do seu trabalho.

Adquira meu livro Superação através do site http://www.elytorresin.com.br/superacao/

 

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=EiO9Vg8erzU&w=560&h=315]