George Bernand Shaw, importante novelista Irlandes, certa vez disse: “Aprendemos com a experiência que o homem nunca aprende com a experiência”.

Parece um trocadilho, mas o que Shaw afirma é que a experiência por si só, não gera aprendizado. Nós não necessariamente crescemos ao simplesmente passarmos por situações. Afinal, quantas pessoas que você conhece viveram muitas experiências e mesmo assim não aprenderam? Continuam insistindo nos mesmos erros e colhendo as mesmas derrotas?

Na verdade, nós aprendemos quando avaliamos nossas experiências. Quando nos voltamos a elas com olhos clínicos e procuramos entender o porquê de terem sido bem ou mal sucedidas. Qual a razão do sucesso e a razão do fracasso.

É neste processo de avaliação que adquirimos o conhecimento que nos dará um melhor discernimento para tomarmos decisões mais acertadas e assim alavancarmos nossos projetos futuros. Sem essa avaliação, experiências serão apenas histórias, às vezes com finais felizes, outras vezes trágicos.

Então à cada nova conquista ou derrota, faça esse exercício. Olhe para o que aconteceu e avalie: onde acertei e onde errei. O que poderia ser diferente ou melhor?

Essa prática irá te levar a aprender muito sobre si mesmo e sua maneira de agir, e irá te capacitar a ir muito mais longe, e mais rápido.

Adquira meu livro Superação através do site http://www.elytorresin.com.br/superacao/