Recentemente participei de uma dinâmica de grupo muito interessante. Dispostos em uma roda, tínhamos de dar sequencia a um movimento de bater palmas quando nosso vizinho à direita ou à esquerda o fizesse.
Foi difícil, e, por algumas vezes, várias pessoas, inclusive eu, se confundiram e romperam a sequência.
Então o instrutor explicou: para ter sucesso nessa brincadeira, você tem de olhar para frente sem se distrair com os outros batendo palmas. Caso contrário, não será capaz de agir no momento certo, quando for sua vez.
Para mim, esse simples exercício de concentração acabou sendo mais do que uma brincadeira, e sim uma importante lição que se aplica muito bem ao nosso dia a dia.
Quando focamos nossa atenção nos outros e no que estão fazendo, deixamos de olhar para frente e perdemos o foco de nosso próprio caminho, das nossas próprias questões, e, como na brincadeira, deixamos de agir na hora certa.
Logo, se o foco de sua atenção gira em torno de outras pessoas e de suas realizações, ou se você tem dificuldade de tratar dos seus assuntos mais importantes, é hora de mudar o canal e focar no que realmente importa: nos seus planos, sonhos, desafios e tudo aquilo que deveria ter um papel central em sua vida.
Ajustando o foco para o mais importante, você terá a clareza necessária para superar as dificuldades e aproveitar melhor as oportunidades.

Adquira meu livro Superação através do site http://www.elytorresin.com.br/superacao/