Todos nós queremos ser felizes e ter boas amizades, mas há uma categoria de pessoas com as quais precisamos ter alguma cautela. São aquelas que conseguem mudar as circunstâncias a fim de obter benefícios próprios. As manipuladoras.

É importante conhecer o perfil dessas pessoas para não cairmos em suas armadilhas. Nós podemos identificar um manipulador através de alguns sinais. Os mais comuns são:

– Dissimulação. Eles têm uma grande capacidade de distorcer a realidade para deixa-los em posição privilegiada. Eles ocultam fatos, escondem informações essenciais ou desconversam ao terem que responder sobre suas ações e opiniões;

– São aduladores e gostam de oferecer ajuda. Fazem você se sentir especial para ganhar sua confiança, mas, no momento certo, exigirão algo em retorno;

– Usam e abusam das emoções. Quando querem algo, pressionam com emoções fortes como o medo e a culpa;

– Fazem triangulações. Utilizam outras pessoas como canais para levar informações, espalhar fofocas, exagerar os fatos e manipular a informação para seu benefício.

Isso não quer dizer que qualquer pessoa que te elogiar ou te ajudar é uma manipuladora, mas, se estes ou outros comportamentos ocorrem com frequência, fique atento. Você pode, sim, estar lidando com um manipulador.

Se você tem confiança o suficiente pode até ajudá-lo a perceber como age. Se ele se recusar a ver, não pressione. Todos nós podemos amadurecer e mudar com o tempo, mas, enquanto isso, é melhor manter uma distância segura.

Talvez, ao ouvir essa descrição, você tenha se visto como um manipulador. Fique tranquilo, num próximo post eu irei falar sobre como mudar esse padrão de comportamento.

Deixe sua opinião.

Uma ótima jornada!

Adquira meu livro Superação através do site http://www.elytorresin.com.br/superacao/

 

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=WZwijey9HMc&w=560&h=315]