Uma das coisas que mais afetam as pessoas, principalmente no ambiente de trabalho, é a mudança. Sejam mudanças pequenas, como trocar a mobília ou horário, ou grandes, como uma mudança de cidade ou, até, a demissão, o impacto é sempre grande, e gera insegurança e medo.

Por isso, vou dedicar alguns posts a isso, e, quem sabe, assim, ajudar você a estar preparado para a mudança quando ela surgir. Porque ela sempre irá surgir. É só uma questão de tempo.

Minha primeira sugestão é reconhecer que a vida é repleta de mudanças. Você nasce bebê, vira criança, se torna adulto, e continua em mudança constante. Reconhecer esse fato nos ajuda a sermos menos negativos e a vermos a mudança como parte de um processo que é natural do amadurecimento. Sabendo disso, esteja preparado. Mudanças sempre irão surgir, e a melhor coisa que podemos fazer é estarmos cientes disso. Faça delas parte de sua vida. Varie onde vai almoçar, o caminho que sempre vai ao trabalho, os programas que assiste. Ensine sua mente a lidar com a mudança, e quando ela surgir não será um choque tão grande. Observe os sinais, grandes mudanças raramente acontecem de supetão. Fique atento às alterações na missão, visão ou políticas da empresa, leia cuidadosamente as mensagens, informativos e memorandos, e faça muitas perguntas. E converse com alguém de sua confiança sobre suas dúvidas e receios.

Amanhã falarei sobre mais algumas sugestões práticas sobre como lidar com as mudanças. Não deixe de ler.

Uma ótima jornada!

Adquira meu livro Superação através do site http://www.elytorresin.com.br/superacao/