Já lhe aconteceu de você estar tão ocupado, com tanta coisa para fazer, que, de repente, nem sabe mais por onde começar? Às vezes isso me acontece.

Eu olho para aqueles compromissos e as coisas que preciso ou desejo fazer, e fico até desanimado, porque tudo parece confuso e difícil de organizar.

É neste momento que eu utilizo um princípio muito antigo, escrito pelo Sábio Salomão: “Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito”*. Na prática isso significa pedir ajuda.

Quando me sinto sobrecarregado e com a mente cansada, sem encontrar a clareza que necessito, reúno alguns amigos, que podem me ajudar a visualizar melhor a situação e a encontrar o melhor plano de ação.

É claro que não chamo qualquer um. Mas aqueles que tem conhecimento e experiência na área em que necessito de apoio. É incrível como num breve almoço ou happy-hour, podemos desembaraçar projetos que antes pareciam insolúveis. Tudo porque, com os muitos conselheiros, há sabedoria.

Mas, há dois problemas que impedem a maior parte das pessoas de usufruírem deste princípio: primeiro, o orgulho de não querer reconhecer que precisa ajuda. Segundo, pedir ajuda para as pessoas erradas.

Nos próximos programas falarei sobre como evitar estes problemas e encontrar a sabedoria que você necessita para vencer os seus desafios.

* Provérbios 15:22