Frequentemente, quando leio algumas notícias ou sou exposto a certos fatos do dia-a-dia, sou tentado a perder a fé nas instituições, no governo, em pessoas e até mesmo na sociedade. Porque parece que estamos trilhando um caminho que não nos leva a um lugar muito bom, onde gostaríamos de estar.
Mas assistindo um filme, fui lembrado de algo que me trouxe esperança.
Em “O Hobbit”, um filme da saga Senhor dos Anéis, o mago Gandalf faz uma afirmação importante: “pensam que é preciso um grande poder para deter o mal, mas na verdade, só é preciso pessoas boas fazendo o bem”.
Eu confesso que esse pensamento me consola e devolve a esperança. Porque há pessoas boas. Muitas delas.
Vemos provas disso todos os dias, nas grandes e pequenas coisas. Talvez seus feitos não chamem tanta atenção quanto as mazelas causadas pelos maus, mas enquanto elas estiverem agindo, as pessoas, nossas instituições e sociedade poderão ter esperança, porque há alguém agindo em seu favor.
Talvez você também, às vezes se sinta desanimado e tentado a questionar se há solução. Hoje eu quero dizer que sim, há. A solução é cada um de nós fazer todo o bem que puder e não permitir que notícias ou fatos ruins o impeçam. Assim, aquele pensamento expresso através de um mago imaginário prevalecerá e se provará verdadeiro.

Ilustração de Andreas Varholt

Adquira meu livro Superação através do site http://www.elytorresin.com.br/superacao/