Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso. – Charles Chaplin

Ontem eu comentei a respeito dos 5 tipos de pessoas com quem nos relacionamos. Os Mentores – com quem aprendemos, os Amigos fiéis – com quem podemos contar, os Aprendizes (ensináveis) – que estão buscando o crescimento, os Legais – aqueles que querem se divertir, mas nada além disso. E os Sugadores – aqueles que demandam muito do nosso tempo e atenção, mas acrescentam pouco à nossa vida.

Eu comentei também que deveríamos investir principalmente nos três primeiros – mentores, amigos fiéis e aprendizes – e tomar cuidado com os dois últimos, os legais e os sugadores. Já que nos consomem e contribuem muito pouco.

Hoje a pergunta que eu preciso fazer é “onde você se encaixa?”. Que tipo de amigo você é?

Um mentor, alguém que dá exemplo, mostra o caminho? Um amigo fiel, alguém com quem os outros podem contar? Talvez seja um aprendiz, lutando para crescer e melhorar. Ou uma combinação dos três?

O problema é se você for apenas um Legal, que só procura diversão e nada além, ou pior, um Sugador, que só pensa em si mesmo e nada acrescenta à vida de seus amigos.

Faça essa auto avaliação. Se você estiver entre esses últimos, é hora de crescer. Repense suas atitudes e rompa com esses padrões de comportamento. Comece tornando-se um aprendiz, investindo no seu crescimento pessoal. Procure um mentor, alguém em quem possa se espelhar e encontrar ajuda. Leia bons livros, assista bons filmes e cresça. Em seguida, comece a investir nos relacionamentos. Logo você se tornará um amigo fiel e com o tempo, um mentor, e seus relacionamentos serão muito mais profundos e satisfatórios.

Se você já está entre os primeiros (mentor, amigo fiel e/ou aprendiz), meus parabéns! Você está no caminho certo. Continue investindo nas pessoas e deixe a sua marca. Charles Chaplin dizia que “…cada pessoa que passa em nossa vida deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós…”. Então, que você possa sempre deixar algo muito bom.

Adquira meu livro Superação através do site http://www.elytorresin.com.br/superacao/

 

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=jmTNwOB3dbU&w=560&h=315]