Uma ilustração que eu gosto e uso muito em meus treinamentos é a do “bife a cavalo”.

Bife a cavalo é um bife, servido com um ovo frito em cima.

Se vemos este prato como um projeto, encontramos três personagens: A vaca, que entra com o bife, e para isso dá o seu sangue, sua vida; a Galinha que dá o ovo, participa do processo de forma importante, mas não morre por ele, e finalmente o cavalo, que só lhe dá o nome.

Gosto da ilustração porque nós também somos vaca, galinha ou cavalo dependendo do projeto ou ambiente em que nos encontramos.

Há projetos pelos quais daríamos a nossa vida. Nossa família, por exemplo. Em outros, participamos. Contribuímos até um tanto, mas não mais. Para outros apenas damos nosso nome.

O segredo é encontrarmos o equilíbrio entre estes papéis. Se formos sempre vaca, tentaremos ser tudo para todos, e não vamos conseguir. Acabaremos frustrados e esgotados. Se formos sempre galinha, causaremos pouco impacto. Se agirmos como o cavalo, pior, acabaremos superficiais e com pouco compromisso.

Precisamos determinar onde somos cada coisa. Qual o verdadeiro valor e importância de cada projeto e o quanto podemos nos dedicar a eles.

Ao encontrarmos este equilíbrio, teremos condição de alcançar grandes resultados, permaneceremos saudáveis e com isso maximizaremos o nosso impacto.

Adquira meu livro Superação através do site http://www.elytorresin.com.br/superacao/

 

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=7dS-v6u75zQ&w=560&h=315]